top of page

Um dos principais mecanismos de toxicidade da acroleína reside no facto desta se ligar rapidamente à glutationa. Sabe-se que a glutationa é um tripéptido, sendo uma das principais responsáveis pela defesa do organismo pois ela pode reagir com o peroxido de hidrogénio, com xenobióticos através da reação com glutationa-S-transferase, levar ao co-transporte de xenobióticos para o exterior celular e ainda inativar radicais livres.

Como resultado da ligação com a glutationa, a sua a depleção leva à inibição da enzima glutationa peroxidase e catalase, resultando num menor nível de proteção celular contra as espécies reativas de oxigénio.

 

Mecanismo de toxicidade da acroleína

Todas estas alterações resultam num claro desequilibro das defesas antioxidantes em prol do stress oxidativo.                                     

Estrutura da glutationaê.

Metabolização da Acroleína pela glutationa-S-transferase. Em caso de elevadas concentrações de acroleína, ocorrerá depleção da glutationaê. 

Para além disto, a acroleína, nos sistemas biológicos, liga-se com elevada afinidade a grupos sulfidrilo que se encontram principalmente em proteínas. Como resultado, liga-se rápida e irreversivelmente a moléculas para formação de éteres tiólicos.

A acroleína também é capaz de se ligar a compostos mensageiros e produzir diretamente efeitos citotóxicos ou efeitos secundários por interrupção de vias de sinalização.

 

Outra hipótese ligada ao mecanismo de toxicidade é a sua capacidade de se ligar a recetores neuronais que se encontram na mucosa nasal, provocando uma rápida despolarização desses neurónios, produzindo uma irritação ocular e nasal.

 

Referências:

 

Registry, A.f.T.S.D. Toxicological Profile for Acrolein. 2007  [cited 2015 23, May]; Available from: http://www.atsdr.cdc.gov/toxprofiles/tp.asp?id=557&tid=102.

A metabolização da acroleína no organismo passa pela reação desta com grupos amino e sulfridrilo proteícos e não protéicos e portanto é improvável a sua distribuição sistémica e os seus efeitos adversos são resultado da toxicidade que ela exerce nos seus locais de entrada.

bottom of page